Lean e Desenvolvimento Ágil como vantagem competitiva

Artigo escrito para divulgação em Mídias de Telecomunicações com objetivo de atingir o público leigo.

No final de 2010, com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, a ISPM iniciou uma transição cultural ao adotar valores, princípios e práticas da filosofia Lean e do desenvolvimento Ágil de Software.

Em rápidas palavras, Lean tem como principal objetivo maximizar o valor do cliente e minimizar desperdício. Ou seja, utilizar pouco recurso porém aumentando sua qualidade, em um sistema de melhoria contínua que conta com pessoas motivadas e preparadas.

Desenvolvimento Ágil, por sua vez, traz um conjunto de princípios e práticas voltados ao desenvolvimento de software que, quando conectados de forma correta, potencializa os resultados do Lean. Nesse conjunto, podemos destacar alguns valores ágeis: constante interação entre todos os envolvidos, software em funcionamento como medida de progresso, colaboração com o cliente e resposta rápida a mudanças.

Na estratégia de planejamento dos produtos, o foco se volta para a entrega contínua de valor, que aliado ao conceito de entrega incremental do desenvolvimento Ágil, permite que nossos produtos atendam aos clientes de acordo com suas prioridades. Trazendo solução e retorno do investimento, antes mesmo dos produtos estarem com todas suas funcionalidades implementadas.

Esses incrementos de valor (funcionalidades e melhorias), são realizados em ciclos de curta duração e entregues aos clientes assim que prontos. Esse formato cíclico, nos permite mudar de direção sempre que houver necessidade. Permite também, que nossos Clientes recebam funcionalidades importantes sem a necessidade de uma grande espera. Além disso, a revisão do ciclo anterior, promove aprendizado nas pessoas e evolução empírica do processo.

“The only certainty in life is change”

Garantimos então, resposta rápida à mudanças e eliminação de desperdícios. Mas isso não seria possível sem uma equipe de alta performance. Nossos times de desenvolvimento, são preparados para que este formato não afete a qualidade do software. Arquitetura emergente, testes automatizados, clean code e código coletivo são algumas das muitas técnicas utilizadas para tornar sustentável o desenvolvimento incremental dos nossos produtos.

“Build projects around motivated individuals. Give them the environment and support they need, and trust them to get the job done.” — Agile Manifesto

Apaixonados pelo o que fazem, os times estão em constante evolução. Este engajamento, se dá através de técnicas “ágeis” que promovem os três pilares da motivação de um trabalhador do conhecimento: domínio, propósito e autonomia.

Hoje, graças a essas características que o Lean e o desenvolvimento Ágil agregaram à nossa cultura, temos a vantagem de prover respostas rápidas e eficazes às necessidades de nossos clientes, que por sua vez, recebem ferramentas que realmente solucionem seus problemas.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s