Planos… não os leve tão a sério.

PlanejamentoQuando planejamos algo, tentamos nos antecipar aos possíveis problemas, como se realmente fossemos estar livres de imprevistos. Fazer planos nos dá uma sensação de segurança e aumenta a coragem de seguir em frente. Fazer um plano, facilita a aderência de outras pessoas, afinal, “como você pode ver, não tem como dar errado”.

Fazer planos é útil e necessário. Mas em ambientes complexos, a forma de realizar esses planos deve ser encarada diferente. A imprevisibilidade dos fatos, deve ser levada em consideração para que seja possível alcançar o objetivo que realmente satisfaça seu propósito.

ISSO NÃO QUER DIZER TENTAR PREVER O IMPREVISÍVEL. Isso quer dizer que responder à mudanças deve fazer parte do plano, portanto não se apegue!

desapego1

Apego, é algo que você deve evitar sempre. O apego dificulta a nossa capacidade de raciocinar e nos leva ao desperdício de energia com ações que não são mais úteis.

Durante a execução do plano, o foco deve ser voltado para o propósito e não para o objetivo. Pra deixar claro, objetivo é o alvo que você quer atingir, propósito é o que te faz querer isso. Esse detalhe escrito em um curto parágrafo parece simples, mas é o motivo principal da falha da maioria dos projetos corporativos.

Dependendo do propósito, o objetivo pode variar diversas vezes. O foco no propósito, ajuda a inspecionar
constantemente se o Objetivo atual está correto e se o plano atual é o mais eficiente.

Portanto, considerando todas as variações, o plano deve ser enxuto e servir apenas como TRILHA e não como TRILHO para sua jornada. O plano deve ser visto como algo que vai enriquecendo conforme você caminha. Conforme você aprende. Deve ser escrito a lápis e estar em constante adaptação.

E se por um acaso o propósito não existir mais? – Por um mundo mais eficiente, DESAPEGUE! 😉

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s