Cuidado ao gerar expectativas

Creio que toda empresa tenha boas intenções com seus funcionários. Talvez, elas apenas não saibam a melhor forma de lidar com eles.

Um dos maiores erros que essas empresas cometem, é o de negligenciar a expectativa gerada através de suas ações. Ações essas que iniciam com boa intenção, normalmente a de motivar seus colaboradores.

Infelizmente, essa negligência acaba resultando no efeito contrário. Desmotivação, estado de defesa, raiva, ansiedade e ironia são alguns dos muitos efeitos colaterais causados.

ConflitosUm detalhe que parece passar despercebido, é que mesmo que a ação tenha surtido efeito positivo na maioria do grupo, os poucos que foram afetados pelos efeitos colaterais, podem (e normalmente vão) disseminar toda a sua insatisfação contaminando ou desgastando, ao longo do tempo, todo o grupo.

Então, a primeira vista, o plano parece ter sido bem sucedido. Porém os efeitos estão acontecendo por baixo dos panos e o resultado disso só irá aparecer quando ninguém mais lembrar qual foi a causa raiz.

A distância entre a percepção do problema e o evento considerado como causa raiz, dificulta o diagnóstico e acarreta em desperdício de energia, tempo e dinheiro ao tentar resolver o(s) caso(s) de forma ineficaz.

feedbackNão é possível controlar previamente a totalidade de quais expectativas serão geradas nas pessoas. Isso é muito particular para ser controlado. Porém, é possível utilizar o feedback como forma de alinhar constantemente as expectativas com a realidade.

Se o feedback for constante o suficiente, é possível diminuir os mal entendidos, corrigir variações indesejadas e assim eliminar ou ao menos perceber e trabalhar a tempo a insatisfação dos envolvidos.

Dependendo do tipo de iniciativa, também se faz necessário efetuar uma ação conjunta com outras áreas, pois as expectativas podem ser geradas até mesmo nas pessoas que não estão no plano de ação. Principalmente quando se trata de benefícios, seja ele de qual tipo for.

De fato, é preciso enxergar a Organização como um organismo complexo e sensível. Toda e qualquer ação afetará todo o grupo, seja de forma direta ou indireta, célere ou tardia. Cuidar destes detalhes, evita o desperdício além de ajudar a reter talentos e tornar toda a empresa mais eficaz.

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