Sensei ni Rei

Ao 12 anos comecei a treinar Karatê com um dos maiores mestres da minha vida.

Aprendi ali no Dojo algumas coisas que trago comigo até hoje. Trabalhar em equipe, respeitar, ser respeitado, ter garra, foco, determinação e disciplina foram algumas destas conquistas.

Tão logo que comecei a competir, aprendi também que perder faz parte, mas que perder por falta de dedicação e compromisso é a pior das derrotas que podemos dar a nós mesmos.

Lembro quando eu tinha uns 16 anos e meu mestre falou (falava pouco!!!) a seguinte frase para algum aluno que zoava a aula: “Estamos aqui por um objetivo. O tatame é lugar de aprendizado e evolução. Portanto, quando você se comprometer a treinar, venha e treine. Ao colocar o kimono e amarrar a faixa, se concentre e dê o seu melhor.”

Acredito que para quem nunca foi atleta, essa frase parece clichê de filme. Pra quem já foi, entende exatamente o significado de estar 100% presente no treino. Se você se propôs a estar ali, faça valer cada gota de suor. Ou irá se arrepender em breve.

Esse simples comportamento, ao longo dos anos, gera uma transformação na nossa mente e no nosso corpo. Eu tinha e tenho isso tão forte, que é comum antes de entrar pra treinar, sentir o meu corpo esquentar, a minha mente esvaziar e a concentração vem, deixando apenas o que importa naquele momento.

Fiquei sem treinar por muitos anos e esse sentimento praticamente tinha sido esquecido. Recentemente voltei, dessa vez no Jiu Jitsu. E com 3 meses de treino, participei da minha primeira competição.

Quando chegou o dia, senti meu corpo ferver, minha mente esvaziar e eu estava ali. 100% focado. Os ouvidos ouvem só o que interessa, você vê e sente só o que importa, é algo incrível.

Depois de passar a adrenalina, me dei conta de ter isso de volta! E como já não o sentia a anos, ficou muito claro como aquilo seria importante não só nos treinos, mas também em outras áreas da minha vida.

Agora piso no tapete da empresa como se estivesse na beira do tatame. Respiro, me concentro e entro. Pronto para estar ali 100% e dar o máximo! Pronto para trabalhar em equipe e conseguir alcançar nossos objetivos!

Então, nesse domingo, agradeço aos meus mestres, Rogério Gomberg e Eduardo Aguiar.
E desejo uma semana muito produtiva para todos vocês!
Como diz o Dudu, VAMOS QUERER!!!!!!

OSS!

Publicidade

2 comentários em “Sensei ni Rei

  1. Leandro, nem sei como agradecer essa linda homenagem ao Rogerio. Te agradeço como esposa e discípula de um grande mestre, que infelizmente hoje, não esta dando aula, mas esta sempre presente nos nossos treinos e nos nossos dias. Rezo todos os dias para que um dia ele volte a dar aulas, porque posso treinar qualquer luta mas Karate eu só treino com ele, mais ninguém. Te desejo muito sucesso no jiu-Jitsu , tenho a certeza que vc será um excelente lutador desta nobre arte. E não esquece de avisar a próxima competição, quero te ver no podium, grande abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s